Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

28.1.15

Ler #136 (IV)

Miguel Real. Excerto do seu novo livro. Exercício de projecção futura e distópica sobre uma nova europa e um homem amorfo, assensual e conformado. Mas, não o seremos já?
Tiago Cavaco. Texto sobre literatura e imortalidade. Qual a sua relação? A melhor literatura equivale à imortalidade possível. A pergunta que fica é: escrevemos para escapar à morte ou para lhe dar as boas vindas. A escrita é, pela catarse, pela própria verbalização, a maior pacificadora. Dará esta a resposta que a realidade não dá?

Reza Aslan. Entrevista sobre a sua obra O Jesus Zelota. RA defende a necessidade de compreender o Jesus histórico e, para tal, coloca-o no seu contexto para percebe-lo como revolucionário contra os poderes do seu tempo. No fundo, aplica a teoria da recepção ao impacto das palavras de Jesus. É interessante perceber que, p. e., a sua posição em relação à violência é que esta é necessária e inevitável, mas apenas deve ser praticada por deus e não pelos homens em seu nome. Sem a defender, também não defendia o oferecer a outra face.



Sem comentários:

Enviar um comentário