Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

1.11.14

#1 – saber esperar e evitar precipitações

Sempre me considerei uma pessoa paciente e a prova é que esperei, esperei e cansei-me de esperar. Esta minha espera não foi inócua ou imóvel. Esperei mas também sempre trabalhei para os resultados que espero.
A determinado momento, cansei de esperar e, sem ofensas, mas também sem dar possibilidade de retorno, virei o jogo. Ficou alguma mágoa, mas irá passar. Tal como sempre passa o luto por projectos desejados e trabalhados, mas não concretizados. Está a passar. Será que me precipitei no modo como virei o jogo? Não. Fui sincera com todas as partes. Poderia até ter sido mais, mas talvez não conseguisse respeitar os limites de algumas pessoas e tornar-me ia ofensiva. Não me precipitei, aliás. Demorei até demais para vira-lo, mas agora não importa. O passado não serve para remoer. Serve apenas para aprendermos a lição.
E as lições foram muitas. Não sei se as consigo, neste momento, apontar todas, mas sei que cresci, que estou mais forte. Apesar de manter as minhas fragilidades. Hoje, consigo perspectivar objectivos futuros e trabalhar para eles passo a passo, recuar se necessário e estabelecer novos trajectos para lá chegar através dos modos que estou disposta a utilizar para os obter. Talvez não os concretize a todos. Talvez alguns só me sirvam de aprendizagem e mesmo os que ficarem pelo caminho terão o seu valor inestimável.
Hoje, sei que a minha vida não se cumpre num único papel, mas sei melhor os que quero interpretar e os que se adequam a mim. Espero vir ainda a descobrir novos.
Hoje, sei que mesmo quando o sol não brilha, pelas mais variadas razões, ele voltará e estou melhor preparada para tempos de escuridão (embora não ainda não esteja totalmente preparada para outra).
Hoje, sei que, quando serenar, ficarei assim por mais tempo. Aprendi a ouvir o meu corpo e a dar-lhe o tempo necessário para se realinhar. Sinto-me a centrar energias a cada dia que passa. É bom sentir-me assim de novo.

Hoje, sei rentabilizar ainda mais a minha espera de modo a tornar-me mais forte. Resta-me saber demonstrar melhor a minha evolução. 

Sem comentários:

Enviar um comentário