Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.10.14

Encruzilhadas profissionais

Há cerca de 12 anos, o acaso (uma oferta de trabalho) levou-me à área da juventude. Estando em plena juventude, agradou-me sobremaneira poder trabalhar nesta área abrangente e transversal. Foram quase 10 anos de aprendizagem, empenho e esforço. Já os últimos 2, 3 anos, apesar dos seus momentos altos, que também os houve, pareceram mais uma penosa caminhada para lado nenhum.
O desinteresse institucional, a falta de visão e orientação hierárquica e também a minha consciência que, faça o que faça, nada se alterará num futuro próximo fazem-me querer por um ponto final nesta área de actuação profissional. E, se formos a ver, este nunca será um ponto final, porque o que aprendi será sempre de utilidade para os restantes 30 anos de vida profissional que me restam até à reforma (se ainda a houver quando lá chegar).
A minha formação base é em letras e é a ela que sinto necessidade de regressar. Por isso, também nos últimos três anos, procurei explorar áreas de intersecção entre a minha experiência, a minha formação e as minhas ambições. Julgo ter encontrado essa intersecção na área da promoção da leitura (literacias, fruição, domínio de competências) através de Clubes de Leitura e Oficinas de Escrita. Não tenho a certeza se esse será o meu futuro profissional imediato, mas gostaria que para lá se encaminhasse. Então, de momento, a minha dúvida não é o quê, nem quando, mas sim como.

A resposta até parece simples. Na verdade é. O senão existe, mas não o vou utilizar como desculpa para não avançar. Até porque, nem sempre os nossos receios se concretizam ou, até, quando nos preparamos para eles, estes diminuem drasticamente. 


Sem comentários:

Enviar um comentário