Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

27.10.14

Dentro de Ti, Ver o Mar, Inês Pedrosa

Há cerca de 10 anos, Inês Pedrosa era uma das autoras da minha preferência, depois deixei de a ler. Ao perceber este facto, voltei a pegar numa obra sua na tentativa de perceber o porquê desta “desistência”. E está compreendido! 
Este é um excelente exemplo de um romance sentimental, com paixões sentidas, mas não correspondidas, com personagens presas a relações sociais, correspondentes a estereótipos de felicidade, que não arriscam a paixão plena, até às últimas consequências. Seria talvez um tema bonito e inquietante, noutros séculos, noutras décadas, noutras percepções do amor e da paixão. Hoje, pese embora algumas interessantes considerações meta literárias da autora sobre o próprio romance, o enredo que as suportam diz me muito pouco. Reflecte ainda um certo conceito de sociedade e das suas relações interpessoais, mas nada mais que isso. Por isso, a escrita de Pedrosa deixou de me apelar nos últimos anos e talvez não retorne a ela. 

Editora: D. Quixote; Ano e local de impressão: Alfragide, 2012; Impressão: Eigal; Capa: Gilson Lopes; edição: 1ª; nº págs.: 341; Ilustrações: Não.

Sem comentários:

Enviar um comentário