Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

8.9.14

Por ti Resistirei, Júlio Magalhães

Esta foi mais uma primeira incursão na obra de um autor que tinha a curiosidade de conhecer devido à sua formação jornalística. Finda a leitura, constato que, apesar do rigor factual e da construção cuidada e coerente, o estilo é demasiado descritivo e adjectivado, não criando uma ambiência que nos transporte para as situações. As personagens parecem não ter alma, apresentando-se demasiado óbvias e estereotipadas.
Quanto à história, relata-nos a história de amor entre Nicole e Carlos em plena II Guerra Mundial. Ela é uma jovem francesa, estudante de enfermagem e judia. Ele é português e herdeiro de um grupo empresarial. Encontram-se em Paris em vésperas da invasão alemã. A doença da mãe, obriga-o a regressar a Lisboa onde é impelido a assumir um papel mais ativo nas empresas familiares. Ela junta-se a ela na capital portuguesa, após uma passagem por Bordéus, onde consegue um visto de Aristides Sousa Mendes. Já em Lisboa, o pai de Carlos provoca o afastamento do casal e Nicole ruma a Londres, onde Carlos a encontrar é à beirã da morte na sequência de um bombardeamento alemão. E viveram felizes para sempre.


Editora: Esfera dos Livros; Ano e local de impressão: Lisboa, 2011; Impressão: Gráfica Manuel Barbosa; Capa: Compañia; edição: 4ª; nº págs.: 264; Ilustrações: Não.

Sem comentários:

Enviar um comentário