Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

2.9.14

Ouvir o nosso corpo

Precisamos saber ouvir o nosso corpoe perceber que muitas das nossas indisposições não são fruto de doença, mas sintomas de algum tipo de desequilíbrio. Com a idade, aprendemos a identificar não só como é que o nosso corpo reage, mas também, pelo tipo de reacção, o que temos de fazer para recuperar o equilíbrio.
A grande maioria dos sintomas físicos tem origem psicológica ou emocional. Regra geral, as expectativas sociais (sejam profissionais, familiares ou outras) exigem que mantenhamos certo tipo de postura e resposta. Resposta que entra em conflito com os nossos valores e emoções, que raramente podemos demonstrar. Isso provoca uma destabilidade que o nosso corpo acaba por demonstrar através de sintomas como, p. e.: distúrbios do sono e do sonho, tensão muscular, fraqueza generalizada, desarranjos intestinais, acicatar de vícios, fraquezas e tentações, desequilíbrio hormonal, entre outras.

Infelizmente, regra geral, demoramos muito tempo a perceber a verdadeira origem dos sintomas ou atribuímos-lhes outras, supostamente mais fáceis de tratar com remédios químicos de efeito imediato. Remédios esses que aliviam os sintomas momentaneamente, mas que não tratam a verdadeira origem do problema: o facto de, de alguma forma, estarmos sistematicamente a agir contra nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário