Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

18.9.14

#14 – Resolver um problema de cada vez

Há períodos na nossa vida em que tudo nos parecer cair em cima. De tal modo que não conseguimos estabelecer estratégias para resolver situações. Cada novo problema parece interferir ou pôr em causa soluções prévias, criando a sensação de multiplica-los.
Já todos experienciamos momentos assim. Em que parece não haver qualquer tipo de solução, pelo menos a curto prazo. E, ainda que não o pareça, a única estratégia possível é mesmo resolver um problema de cada vez.
Se nos falha a flexibilidade para estabelecer prioridades rapidamente, não há nada como recorrer aos amigos para, com a sua perspectiva exterior, nos ajudar a relativizar situações e a delinear estratégias. Idealmente, estas devem permitir encaixar solicitações inesperadas, gerir energias, prever descansos e executar tarefas. Sendo que nenhuma solução é perfeita, é certo que perderemos algo pelo caminho. Mas é preferível sermos nós a escolher o que abdicamos, do que essa abdicação nos ser imposta. Porque, convenhamos, não somos inteiramente livres, mas escolhemos as nossas prisões.

Um dia de cada vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário