Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

18.1.14

O que vão os outros pensar?

O nosso comportamento é moldado por 3 forças principais: o temperamento pessoal os nossos pais e os nossos parceiros, que podemos denominar com círculos pessoal, social e cultural.
O primeiro apresenta Obstáculos internos (dúvidas e medos) e obstáculos externos (circunstâncias e oportunidades). Já o segundo, é uma teia auto-sustentada de papéis e expectativas sociais que bloqueia as nossas ambições. O Círculo cultural representa os valores e formas de comportamento que caracterizam diferentes grupos sociais. É um sistema de permissões, que indica quais as atitudes e comportamentos aceites e não aceites nas diferentes comunidades.
Todas as culturas têm manuais de sobrevivência tácitos com regras e linhas de orientação claras para a maioria. São fruto de centenas de anos de adaptação a um determinado ambiente. Actualmente, somos envolvidos por múltiplas camadas de identidade cultural. As complexidades e a fluidez das culturas contemporâneas podem tornar mais fácil a mudança de contexto e a fuga às pressões do pensamento grupal e aos estereótipos.

Sem comentários:

Enviar um comentário