Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

22.10.13

Lenço de Gilwell e Colar de Contas

O Parque de Gilwell e o Curso da Insígnia de Madeira trouxeram ao Escutismo uma série de símbolos, entre os quais: o lenço, a anilha e o colar de contas.


O lenço
lenço.JPG
O chamado 1º Grupo de Gilwell e o respectivo lenço foram criados em 1921. Fazem parte deste grupo, por tradição, todos os dirigentes, de todo o mundo, portadores da Insígnia de Madeira. Os primeiros lenços foram de cor exterior cinzenta (cor da humildade) e interior rosa-vermelho, pertença do parque de Gilwell, passando a usar todos um lenço igual, independentemente da posição que ocupassem no escutismo. No final do curso, os lenços eram devolvidos ao parque. Posteriormente, o cinzento exterior foi substituído por um tom bege-areia, não havendo registo de quando passou a ser usada esta cor. O tartan é propriedade registada do clã Maclaren. O seu uso é permitido apenas no lenço de Gilwell e não pode ser usado para outro fim.

O colar
Gilwell (16).gif
Originalmente, B-P tinha pensado em oferecer aos formandos do curso dois pendões para o chapéu, à semelhança do que os oficiais americanos usavam. Entretanto, enquanto vasculhava nas recordações que tinha trazido de África e da Índia, encontrou um colar com contas de madeira, tendo optado por estas. O uso das contas num colar, usando um atilho de couro, permitiria aos seus portadores usá-las em todas as circunstâncias. A ideia do atilho e do colar poderá ter tido origem noutra recordação que B-P trouxe de África.


Colares com mais de 4 contas
contas-6-baden-powell.jpg
Quando os primeiros países estrangeiros começaram a ministrar os seus próprios cursos de Insígnia de Madeira, os directores desses cursos eram nomeados representantes do Parque de Gilwell nos seus países, usando um colar com cinco contas, uma suposta tradição lançada por B-P. O próprio B-P usava um colar com seis contas. O outro colar de seis contas que surgiu foi oferecido por B-P a Sir Percy Everett, que o auxiliou desde os primeiros dias do escutismo e esteve directamente ligado à formação de dirigentes. Em 1949, Everett entregou o seu colar de seis contas ao Chefe de Campo do Parque de Gilwell, John Thurman, para ser usado pela pessoa responsável pela formação de adultos em Inglaterra, tradição que se mantém ainda hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário