Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

22.8.13

Como desenvolver uma dinâmica criativa

A criatividade desenvolve-se através de vários Processos, como: Novas ideias completamente formadas; Um indício que requer um desenvolvimento posterior; Cruzamento de processos: gerar novas ideias, imaginar diferentes possibilidades, considerar opções alternativas; Desenvolvimento de ideias e avaliação de qual funciona ou parece melhor. Para tal, contribuem a utilização do Meio de expressão adequado, pois Diferentes meios ajudam-nos a pensar de maneiras diferentes.
Existem igualmente estratégias que devemos utilizar, consoante os desafios apresentados. São elas: Pensamento divergente ou lateral (metáforas e analogias) vs pensamento vertical (Lógica - pode ser importante nas diferentes etapas do processo criativo, como na avaliação de novas ideias e o modo como estas se enquadram, ou desafiam, as teorias existentes); e Mente intuitiva e inconsciente – reservas profundas de memórias e associações, de sentimentos e intuições que processam e gravam as experiências de vida fora do alcance da percepção consciente.
O modo como olhamos para nós próprios e para o mundo define quem somos e quem poderemos ser. Podemos sempre tentar pensar de maneira diferente. As nossas ideias e maneiras de pensar podem aprisionar-nos ou libertar-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário