Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

30.7.13

A Vida de Pi (2012)

Já há algum tempo que este título constava da minha listagem de livros a ler num futuro próximo, quem sabe numa próxima edição do Clube de Leitura Leituras na Juventude. Acabei por chegar a esta história através do cinema, numa belíssima aventura visual dirigida por Ang Lee, um realizador de sensibilidades que uma vez mais demonstra a sua capacidade de materializar o paradoxo humano. Mas o filme ainda me suscitou mais vontade de ler o livro homónimo e algumas das suas reflexões sobre o divino e a capacidade de resistência e sobrevivência humana.
Visualmente, o filme é belíssimo e embora não tenha visto em 3D, consigo imaginar a mais valia desta técnica em muitas das cenas e deslumbrante efeito das mesmas. Quanto à história, que se pode resumir à história de sobrevivência de um jovem e um tigre naufragados num pequeno bote, não revela as subtilezas da mesma, nem o seu impacto. Mais do que contar, esta história deve ser apreendida e interiorizada consoante as experiências e sensibilidades de cada um, o que tem sido o segredo do sucesso da mesma.

Título original: Life of Pi Realização: Ang Lee  * Argumento: David Magee, baseado no romance homónimo de Yann Martel * Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain

Sem comentários:

Enviar um comentário