Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

16.4.13

Exercício: Momento de viragem II

- Olá, pai. Hoje, chegaste mais cedo!
- Olá, meu filho. É verdade. Olha, onde é que estão os teus irmãos?
- Estão no jardim a brincar.
- E tu não estás lá fora a aproveitar o sol porquê?
- Estou a completar a minha colecção. A avó comprou-me o selo que faltava e agora estou a organizar tudo.
- Muito bem, que bom. Disseste obrigado à avó?
- Claro!
- E onde é que está ela?
- Está na cozinha a fazer o almoço. Pai?
- Diz, filho?
- Hoje, vais brincar connosco?
- Logo se vê. Primeiro tenho de falar com a avó. Olha, vai chamar os teus irmãos, preciso de falar com vocês.
- Fizemos alguma asneira?
- Não, não te preocupes. Vai lá chama-los e já falamos.

***
- Pai, pai! – Gritou a Inês – vem brincar connosco!
- Calma, Inês, já vai. Primeiro senta-te e vamos conversar todos um pouco.
- Pai, hoje não é fim-de-semana, tiveste folga?
- Mais ou menos, Pedro.
- Pois, é que a mãe da sara às vezes vai busca-la à escola porque está de folga.- Rematou o pedro. - Vais ter mais folgas?
- Não é bem folga, mas nos próximos dias vou estar mais em casa.
- Então está s de férias. E a mãe também está de férias, porque é que ela não está cá em casa? – Perguntou o João.
- Não, a mãe não está de férias e eu também não. É por isso que eu quero falar com vocês. Lembram-se de ter visto na televisão que há muitas pessoas no desemprego?
- O quê? Também te calhou um desemprego? - Perguntou a Inês.
- Sim, querida, também calhou.
- Isso é mau, não é? Agora vamos ser pobres, não é? Vamos ter de mudar de casa, não é? Eu sei, o Carlos lá da escola até teve de mudar para outra escola.
- Bem inês, em principio isso não vai acontecer: não vamos mudar de casa, nem de escola, nem ficar pobres. Mas vamos ter de fazer algumas mudanças e ter mais cuidado com o dinheiro que gastamos. O pai vai procurar um novo trabalho, mas até lá, todos temos de ajudar.
- Pai, eu dou-te o meu mealheiro, tem muitas moedas. – Ofereceu o João.
- Pai, olha, sabes, eu nem gosto assim tanto de ir à natação. – Explicou o pedro.
- Pai, já sei, vou vender os meus desenhos e depois compramos-te um emprego. – Sugeriu a Inês.
Hong Yi

Sem comentários:

Enviar um comentário