Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

21.4.13

Economia Grisalha

O aumento da esperança de vida dos indivíduos trouxe novos desafios às sociedades e aos estados, representado em expressões como peste ou economia grisalha.

Do ponto de vista económico social, este aumento de esperança de vida significa o aumento do período de pagamento de reforma e outros apoios, nomeadamente na área da saúde. A situação tem levado a que muitos países tenham aumentado a idade mínima para a atribuição de reforma, procurando assim um reequilíbrio entre contribuições e retribuições.

Associada a esta questão estão igualmente as noções de aumento da qualidade de vida e, consequentemente, do denominados serviços geriátricos, que tanto podem passar por serviços na área da saúde, mas também na ocupação útil do tempo (centros de dia, lares, universidades da 3ª idade, turismo e/ou desporto seniores, etc…).

este novo sector económico tem custos, mas quem os suporta? Os reformados com as suas parcas reformas (porque os valores médios veiculados pelos meios de comunicação estão muito longe da maioria da realidade)? As famílias (com os seus vencimentos também cada vez mais reduzidos) abraços com outras situações como o desemprego? Ou o estado?

Como diria o nosso primeiro, há que ver as situações como uma oportunidade e não como uma ameaça, mas como? Se todo o nosso sistema social se apoia numa pirâmide geracional, que neste momento se encontra numa instável inversão?

Lucian Freud

Sem comentários:

Enviar um comentário