Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

2.2.13

O “descaso”da juventude

No passado dia 19 de Janeiro, a Associação Viver Sintra organizou um congresso denominado exactamente Associativismo em congresso. Das várias áreas abordadas, a que mais me interessava era naturalmente a da juventude. Esta foi abordada ligeiramente por Rita Nunes, da confederação do Desporto de Portugal, com base em dados fornecidos pela Divisão da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Sintra.
No concelho, existem 92 associações e/ou clubes desportivos e 26 associações juvenis, das quais a maioria são grupos e agrupamentos escotistas. Do apoio financeiro prestado ao associativismo juvenil e desportivo em 2012, de um total de 861.450€, apenas 31.500€ foram direccionados para o associativo juvenil, sendo que, em termos de actividades, não há qualquer verba afectada a esta área.
Estes são números públicos. Que conclusões se podem aferir? Para mim é notória a falta de interesse e empenho político nesta área, à qual são atribuídas uma migalha de verba, embora para as associações e grupos em causa seja um valor sempre bemvindo. Mas e o resto? E a aposta em fazer algo notório e válido nesta área, em reagrupar recursos humanos com capacidade e com motivação, em definir uma linha orientadora e estratégica?
Será que o próximo período eleitoral trará essas mudanças? A ver vamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário