Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

19.1.13

The hunger games, Suzanne Collins

Tive conhecimento desta obra pela notícia da sua adaptação ao cinema, com Jennifer Lawrence como protagonista. Pouco depois, uma jovem conhecida, de 13 anos, falava entusiasticamente não só sobre o livro, mas da trilogia de que faz parte, que já tinha lido, quer em português, quer em inglês. Somando a estes dois factores, percebi que esta trilogia estava incluída nalgumas listagens dos livros mais lidos/vendidos em 2012, o que aguçou a minha curiosidade.The Hunger Games (THG) relata-nos a história de Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que reside na nação pós-apocaliptica de Panem, numa parte dos outrora Estados Unidos. Nesta nação futura estão prestes a realizar-se os 74º Jogos da Fome, uma competição televisiva anual em que 24 jovens, oriundos dos 12 distritos que compõem Panem, são obrigados a lutar, em condições extremas controladas pelos criadores dos jogos, até à morte, até restar apenas um vencedor. Para proteger a irmã do sorteio desta competição mortal, Katniss voluntaria-se e enceta uma experiência única.
THG são um típico exemplo de literatura YA: protagonistas adolescentes, temáticas adultas (condições extremas, limites da humanidade, mediatismo e valores mediáticos), relacionamentos, identidade, sexualidade e estatuto social. Mas ao colocar os seus protagonistas numa sociedade distópica futura , Suzanne Collins constrói o cenário ideal para abordar e explorar estas temáticas e apelar a uma identificação com as personagens.
Todas as jovens querem ter a tempera de Katniss (eu quero),têm as suas dúvidas sobre os seus papeis familiares (quantos dos nossos jovens não assumem hoje outros papeis que os de filhos) e no amor (Peta ou Gale?). mas colocar a sua heroína em condições extremas, coloca também os leitores noutro patamar de desafio e de reflexão.
Tendo a minha última leitura sido Se Isto é um Homem, o relato verídico de Primo Levi sobre a sua experiência como prisioneiro em Auschwitz, foi-me impossível não estabelecer algumas pontes entre dois trabalhos tão diferentes. Uma das pontes é a descrição do efeito da fome, da sua evolução e da sua gestão e questiono-me até se a autora terá lido esta obra. Outra ligação é a descrição de uma organização totalitária, com os seus centros decisores, os seus métodos de controlo pela indução de medo e castigo, entre os quais a utilização do 4º poder como forma de indução de valores e controlo do pensamento (não muito diferente dos valores romanos de pão e circo, mas sem pão).
Este livro foi uma agradável surpresa, que pela rapidez de leitura devido à sua linguagem clara, como pelos próprios temas de pano de fundo, e estou curiosa por ler os restantes volumes da trilogia.

Sem comentários:

Enviar um comentário