Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

11.1.13

Em Portugal, já não há racismo!


Como já aqui tenho referido, no âmbito de visitas a escolas vou tendo contacto com turmas de Cursos de Educação e Formação, vulgo CEFs. Normalmente, não são turmas fáceis, pois reúnem alguns dos alunos mais problemáticos, quer em termos de comportamento, quer em termos de capacidades de aprendizagem.
Numa ocasião recente, fruto de um comportamento abusivo e da consequente repreensão, houve a já habitual resposta de um aluno:
- isso é racismo, professora!
E, apesar de compreender o intuito da resposta da professora, esta surpreendeu-me:
- Já lhe disse que em Portugal, já não há racismo!
O intuito foi não vincular a situação a qualquer atitude racista (o que é verdade), mas a resposta acabou por soar ofensiva (porque, apesar de mais velado, continua a haver racismo, aqui e noutros lados do mundo).
Constitucionalmente, é proibida qualquer forma de racismo. Mas entre a legislação e as atitudes e comportamentos dos cidadãos, que desconhecem a própria legislação que os rege, existem ainda uma grande diferença. E muitos jovens e adultos sentem diariamente as consequências de nascerem com cores de pele diferentes. E como o sentem, só pode ser ofensivo ouvir uma afirmação destas (tal como o foi para mim).
Esta resposta provocou uma indignação por parte do jovem e uma maior tensão. Procurei alivia-la sem desmentir a professora, mas também concordando com o jovem:
- idealmente, não deveria haver, mas infelizmente a vida é marcada por muitas injustiças. Cabe a nós tentar perceber porque é que ocorrem e também agir para as corrigir. E sobretudo não perpetuarmos comportamentos e atitudes também eles incorrectos.
Não sei se dei a melhor resposta, mas creio que não fui nem ofensiva, nem falhei à verdade. Embora não satisfeito, o jovem acalmou, o que era um dos meus objetivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário