Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

17.7.12

Mapas de escrita


Como é que a linha de Sintra e nomeadamente Cacém, rio de mouro e Mercês (casa, hobbie e trabalho), com fugas ocasionais para os extremos, se refletem na minha escrita? Analisando, por exemplo, as etiquetas que utilizo neste espaço, a referente ao concelho (Sintralidade) é pouco expressiva. Logo, talvez pudesse escrever quase o mesmo noutro cenário igualmente urbano.
Quanto aos espaços sociais (casa, hobbie e trabalho), à excepção de casa, são facilmente identificáveis (Escotismo e Working Girl). O Casa, que abrangerá experiências mais pessoais, familiares e de amizade, raramente é rotulado (aliás, há em tanto em mim de inrotulável), e diz, evidentemente mais respeito às experiências do que propriamente ao espaço.
O que tem uma maior expressão são as minhas áreas de interesse (cinema e leitura/literatura). É através delas que acedo a outros mapas mentais e por vezes físicos, de contornos indefinidos, porque o mais importante não é o espaço físico, mas o modo como este pode determinar o enquadramento psicológico das experienciais relatadas.
Mas talvez necessite de olhar mais o que me rodeia, uma vez que também traduz as minhas angústias e é também o palco provável do meu futuro mais próximo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário