Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

8.4.12

Um Grito de Coragem (1988)


No início da década de 1980, durante umas férias familiares de campismo, um jovem casal vê a sua filha mais nova, de apenas 2 meses, ser levada por um dingo. Sem o corpo alguma vez ter sido encontrado, e com a ciência forense não tão evoluída, depressa as suspeitas recaem sobre a mãe, Linny Chamberlain, que rapidamente é considerada culpada pela opinião pública. Sob uma tremenda exposição mediática, o casal, adventista do sétimo dia., enceta um longo e controverso processo para comprovar a sua inocência, que só viria a ser reconhecida quase uma década mais tarde.
Realizado em 1988, este filme valeu a Meryl Streep uma nomeação aos Óscares, pela sua interpretação de Linny Chamberlain, uma mulher pouco expressiva, que não Grangeia a simpatia pública, e extremamente lúcida e inteligente para perceber que é considerada culpada pela opinião pública.
Uma aposta interessante e bem conseguida, é intercalação da apresentação dos fatos com as conversas de anónimos de todos os estratos sociais e de vários pontos do país, com as suas opiniões e juízos sobre os acontecimentos e as subsequentes tomadas de posição.
Ao ver este filme só agora, é impossível não comparar este com o caso Maddie, que quase parece uma cópia. As suas incoerências, dúvidas e postura dos pais apaixonaram a opinião pública que na sua maioria imputa culpa aos pais, mas cuja verdade talvez nunca venhamos a saber. A única verdade é que todos somos anónimos com opiniões formadas com base no mediatismo do caso, cuja proximidade com a realidade talvez seja nenhuma.

Título original: Evil Angels * Realização: Fred Schepisi * Argumento: John Bryson e Robert Caswell * Elenco: Meryl Streep, Sam Neill e Dale Reeves

Sem comentários:

Enviar um comentário