Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

23.4.12

#91 em 101 em 1001 – Convento dos capuchos


Uma das minhas muitas lacunas culturais é o desconhecimento do património e história sintrenses. Nesse sentido, tenho feito um esforço para conhecer os locais mais emblemáticos de Sintra e perceber o porquê da sua importância e o impacto que os mesmos têm para visitantes exteriores.
Recentemente, visitei, em trabalho, o convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, vulgo convento dos Capuchos. Este convento, datado de 1560, albergou a ordem dos Frades Menores ou Franciscanos, seguidores de S. Francisco de Assis, apologista da contemplação e comunhão com a natureza. Após vários anos de negligência, está desde 2000 sob a tutela da Parques de Sintra Monte da Lua, entidade que tem feito gradualmente um trabalho notório na recuperação do património natural e edificado deste concelho, potenciando o mesmo como ferramenta cultural e turística.
A visita ao convento impressionou-me. Com as suas reduzidas dimensões, obriga-nos a imaginar e ponderar sobre as condições de vida dos monges que ali habitara. A exiguidade dos cómodos, corredores e tetos, as condições atmosféricas da serra, a agricultura e pastoreio de sobrevivência são situações que nos consciencializam sobre a austeridade a que estes homens se votavam em nome de uma crença religiosa.
Num tempo em que a austeridade nos é imposta, em que crenças e valores são diferentes, é impossível não respeitar esta estranha forma de vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário