Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

16.2.12

Sobre Andreia

Além da notícia da publicação da primeira obra Andreia, de Susana Ferreira, veio o convite para rever o texto. Entre o entusiasmo, veio também o receio: esta não seria uma mera revisão de um texto: teria impacto na versão final impressa do mesmo. Além de que a autora é uma amiga de longa data e não sabia ao certo como é que esse facto condicionaria, ou não, a minha leitura, apreciação e correção.
A primeira reflexão com que me deparei foi a diferente entre o estilo adotado e o meu estilo pessoal e a necessidade de criar um maior distanciamento em relação ao texto e vencer alguns preconceitos pessoais. Tive de perceber a intencionalidade das opções e se o estilo adotado mantinha coerência e ponderar também sobre a capacidade de compreensão de demais leitores. Ou seja, tive de vencer a minha leitura e tentar perceber também outras leituras.
Organizadas estas linhas orientadoras, foi relativamente fácil continuar a revisão e realizar um trabalho que considero válido na identificação de repetições, pequenas incoerências, gralhas e maior transparência do texto.
Conto convosco para conhecer este texto que tem data prevista de publicação para o início de Maio. Assim que houver novidades, serão aqui transmitidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário