Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

7.11.11

Viagem ao Centro da Terra

Júlio Verne é considerado o precursor da ficção cientifica, tendo reflectido os avanços científicos da época e as expectativas tecnológicas futuras. Ao fundir a imaginação e a pesquisa das mais recentes descobertas e teorias, concebeu enredos que nos levaram a este e outros mundos, seja por ar, mar ou terra, e mais além: no espaço até à lua ou ao centro da terra. O seu impacto traduz-se pelo facto de ser o autor de ficção mais traduzido e, por ventura, mais prolifero, tendo alimentado a nossa imaginação seja através dos livros, ou posteriormente através da várias adaptações ao cinema e à televisão. Quem de nós não seguiu as aventuras de Willie Fog ou desejou viajar a bordo do Nautilus? Por mim, fico-me pelo Monte Roraima, fonte de inspiração para o Mundo Perdido.
O enredo deste filme de 2008, segue a história original, mas através de um grupo de cientistas vernianos (que tentam comprovar a veracidade ou não das histórias), estratégia narrativa que permite a livre reinterpretação da mesma. É bom filme de domingo à tarde e que dá vontade de pegar num dos clássicos de Júlio Verne.

Título Original: Journey to the Center of the Earth | Ano: 2008 | Realização: Eric Brevig | Argumento: Julio Verne (baseado no romance de) | Elenco: Brendan Fraser, Josh Hutcherson e Anita Briem

1 comentário:

  1. nossa, sempre quis ir no monte roraíma. bem que podia mesmo ter um elo perdido lá

    ResponderEliminar