Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

28.11.11

Tron – O Legado

Será ainda possível ver um filme sem rever nele uma história do cinema? Se pensarmos que qualquer obra reflete reminiscências das antecessoras e que este Tron se assume como o portador de um legado, este não é apenas o de um enredo, mas o da história recente do cinema de ficção cientifica, marcado por títulos como Guerra das Estrelas, Blade Runner, Matriz, entre outros. E sem esquecer que estes vão buscar a sua génese dramática aos conflitos clássicos.
Em 1982, o trunfo de Tron, na época em que a informática iniciava a sua jornada, foi transportar-nos para o seu interior e consequentemente familiarizar-nos com conceitos e raciocínios informáticos, actualmente básicos para a maioria de nós. Depois, em 1999, Matrix conquistou uma nova geração, que, por ventura, até desconhecia Tron, e elevou a fasquia narrativa do envolvimento entre tecnologia e humanos. Mas essa fasquia já estava presente na Guerra das Estrelas e em Blade Runner – Perigo Iminente, em que andróide e ciborgs são personagens inolvidáveis.
Entre o Tron original e este Legacy, a aposta visual é no contraste cromático sobre um fundo negro. O fio de ligação é a personagem defendida por Jeff Bridges, que incorpora uma reflexão sobre o digital e o humano, como uma extensão bidirecional.

Título Original: TRON Legacy | Ano: 2010 | Realizador: Joseph Kosinski | Argumentistas: Edward Kitsis e Adam Horowitz | Elenco: Jeff Bridges, Garrett Hedlund and Olivia Wilde

Sem comentários:

Enviar um comentário