Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
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7.9.11

Atendimento ao público

Já há algum tempo que não fazia atendimento ao público, mas por motivos de férias de alguns colegas, voltei a fazê-lo e isso devolveu-me uma perspectiva que já tinha perdido.
Apesar das críticas e de alguns maus exemplos mediáticos, o RVCC é para muitas pessoas um grande desafio e obriga-as realmente a um grande esforço, pois têm de desenvolver as suas competências de escrita e de informática. As pessoas em questão não são analfabetas, mas são iletradas e mais do que isso, são iletradas informáticas. Para muitos o RVCC é a primeira vez que se vêem confrontados com o uso do computador e de, por exemplo, uma pen. Assim, não dominam o vocabulário nem a sinalética inerentes. Não percebem o raciocínio de ligações necessários, por exemplo, para arquivar, para gravar, para fazer pesquisas.
Esse é um grande “monstro” que têm de vencer, pois hoje em dia é impensável realizar determinadas tarefas sem recorrer a um computador. Muitas destas pessoas estão em situação de desemprego, o que é uma situação frustrante, e depois percebem que a forma mais rápida de se candidatar e de obter uma possibilidade de trabalho é através de um equipamento que não dominam e que para elas é um bicho de sete cabeças.
Tem sido educativo perceber que realmente nem todos temos as mesmas oportunidades de aprendizagem e, mais do que isso, de desenvolver as nossas competências. Aprender a utilizar um computador (entre outras) não é o mesmo que rentabilizar e usufruir das suas potencialidades. Posso aprender, mas se não der uso ao meu aprendizado, isso não é conhecimento.

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