Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

3.8.11

O caramelo doido

Na aldeia de Porto Fino, todos conhecem a Avó Livia, uma doceira de mão cheia. Não há festa na aldeia para a qual ela não faça qualquer doce, seja o seu famosos arroz doce, ou bolo de ananás, creme de queijo, tarte de frutos silvestres, mousse de ameixa, torta de limão, farófia de canela, e muitos outros. Fosse um casamento, um aniversário, um batizado ou qualquer outra festa, todos contavam com a mestria da avó Livia para que a festa fosse um sucesso.

Quando não estava a preparar doces para uma festa, estava na sua cozinha a fazer novas experiências, a misturar novos sabores, novas texturas e novos ingredientes. Normalmente, quem testa os seus novos doces é o seu neto João. O João tem 10 anos e a seguir à escola vai sempre lanchar com a avó, onde tem sempre um novo doce para experimentar. Ele nunca sabe que surpresa a avó lhe fará, mas gosta disso e gosta de fazer sugestões à avó:

- Avó, porque é que não fazes arroz de morango?

- Avó, já experimentaste fazer baba de carneiro?

- Sabes do que me lembrei avó? Podias fazer bolo com os alperces que o sr. Quinito deu à mãe, deve ser bom.

O João gosta de muitos sabores, mas o seu favorito é o caramelo. Às vezes, até sonha nadar numa piscina de caramelo liquido ou até que vive numa casa de caramelo. Assim, a avó procura fazer novas receitas com caramelo, só para agradar ao João. Para isso, gosta de conversar com outros cozinheiros para ter novas ideias, como o chef Pierre. Foi ele quem lhe deu a receita do caramelo louco. É uma receita secreta e mágica – por isso não podemos escreve-la aqui -, mas acreditem que não há caramelo como este.

Na última quinta-feira, ao sentar-se à mesa com a avó, o João nem adivinhava a surpresa que o esperava. No seu prato estavam pequenas figuras em caramelo. Como já tinha lavado as mãos, começou a mexer nas figuras e, para seu espanto, elas moveram-se. Primeiro, pensou que tinha sido só impressão sua, mas não. Era verdade! Elas mexiam-se mesmo conforme lhes tocava. Sem conseguir pronunciar alguma palavra, o João ora olha para as figuras, ora olhava para avó, que sorria satisfeita com a surpresa do neto. Foi ela quem disse:

- Sabes João, a comida que verdadeiramente gostamos é aquela que tem a magia de nos falar ao coração.

1 comentário:

  1. que história bonitinha! até fui preparar um caramelo para mim! =)

    ResponderEliminar