Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

13.8.11

Não é que fosse o meu objectivo, mas com o decorrer dos anos, de alguns arranhões e esfoladelas, dei por mim com o coração fechado a muitas voltas de chave, numa fechadura enferrujada e perra que obriga a uma força de braços quase hercúlea.

Há noites em que, frente ao espelho, observo o meu peito claro, os seios já descaídos, as veias sob a pele translúcida. E quase que vejo o bombear do coração que me dá vida instante a instante. Sinto o seu ritmo, sinto até o breve calor quando o meu pensamento foge para outras paisagens com braços em redor. Sinto o calor derramar-se e a respiração aprofundar-se e fecho os olhos, perpetuando ao máximo o calor que entretanto subiu até à base do pescoço e parece inflamar as faces.

Nessas noites, imagino como será abrir o calor que sei existir no meu coração e sentir, como nos relatos pueris que oiço nas esplanadas, que esse calor se expande ainda mais até aquecer as mãos geladas e os pés que acordam frios a cada manhã.

Quem arrombará a fechadura ferrugenta que me prende o coração? Ou cairá de velha inútil e carcomida?

2 comentários:

  1. adoro o jeito como escreves. tenho até medo de te escrever com esse meu jeito abrasileirado.

    ResponderEliminar
  2. Cherry,
    Com ou sem jeito abrasileirado, escreve à vontade.
    Se você quiser, eu também posso abrasileirar meu jeito de responder.
    Abraço,
    Adelaide

    ResponderEliminar