Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.8.11

Entrelaçados


Entrelaçados, de 2010, é a revisitação do clássico Rapunzel dos Irmãos Grimm. É a história de uma jovem que vive encarcerada numa torre, com uma bruxa, que julga ser mãe, e que a raptou aos pais ainda bebé. Ao longo da sua jovem vida, a mãe nunca lhe cortou o cabelo, que possui capacidades mágicas, e que acaba por ser o único meio de acesso à torre. Nesta versão, temos uma rapunzel que a determinada altura quer conhecer o mundo, pega nas armas que conhece – uma frigideira – , avança (mesmo com medos) e faz o seu destino. O filme tem as habituais personagens e cenas cómicas, uma vilã muito “à la Branca de Neve”, um herói imperfeito e uma visão feminina mais actual, que tornam o filme agradável e adequado a todas as idades.

Mas por baixo da beleza de qualquer filme de animação, importa perceber os temas explorados nas histórias. Desta feita, fui incapaz de me abstrair do drama de mães e casais que vêem os seus filhos raptados pelos mais variados motivos e que passam anos e até uma vida inteira sem resposta para as suas angústias e incapazes de fazer o devido luto pelas suas perdas. E não só, também as condições em vivem estes jovens encarcerados durante anos com o seu carcereiro, que são muitas vezes a sua única ligação com o mundo, como foi o caso de Natasha Kampusch, e como desenvolvem o Síndrome de Estocolmo (tal como a Bela de A Bela e o Monstro). E se pensamos que são realidades longínquas, é mentira. Apesar de ser em dimensões diferentes, em nosso redor, temos muitas pessoas presas em situações de chantagem emocional e que acham que quem nos rouba o mundo é porque gosta de nós.

2 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de exprimir que realmente é agonizante a sensação de não saber o paradeiro de alguém que se ama. Acho até que seja pior que saber que esse morreu, pois a pessoa fica naquela esperança de um dia rever e com o tempo acaba perdendo a fé em tudo.

    Agora para aliviar o peso desse meu comentário: Nossa, é impressionante a diferença entre os nomes dos filmes em Portugal e no Brasil. Aqui, o da Rapunzel se chama "Enrolados" e o "A Bela e o Monstro", aqui é "A Bela e a Fera". Eu já havia notado isso em suas outras postagens sobre filmes e ficava rindo sozinha. Agora sempre que você fizer as suas sinopses eu vou comentar dizendo qual o nome do filme aqui no Brasil. As diferenças são bem engraçadas. bjo

    ResponderEliminar
  2. Cherry,
    A primeira versão em português que o IMDB disponibilizou foi – devido ao tamanho do mercado – a versão brasileira. Desisti de consultar, porque raramente percebia a correspondência dos filmes. Mas não se iluda, porque aqui também há muitas reclamações pelas traduções e adaptações de títulos.
    Abraço,

    ResponderEliminar