Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

12.8.11

Cartas comerciais, ofícios, faxes e correio electrónico

Usualmente, há demasiada formalidade nos documentos que produzimos. Isto porque transpomos as regras de uma tipologia de documentos, sem fazer os necessários ajuste formais e de conteúdo.


As cartas comerciais e ofícios são documentos que formalizam transacções, acções e intenções. Com o surgimento de suportes de comunicação mais rápidos, muitas destas comunicações sofreram alterações. O fax veio permitir uma maior rapidez e, como tempo é dinheiro, este supõe uma maior economia de palavras e formalidade. Actualmente, o correio eletrónico roubou o protagonismo de cartas/ofícios e faxes e o paradigma alterou-se novamente. No entanto, há quem não perceba esta mudança e continue a escrever estes documentos, que se querem céleres e eficazes, com uma formalidade descabida. É claro que o correio eletrónico também é um documento oficial, mas a linguagem utilizada tem de ser adequada ao veículo.

Costumo dizer que não há que confundir cordialidade com lambebotismo. Seja em que documento for, a cordialidade é obrigatória e é possível transparece-la com economia de palavras. O que também parece difícil de perceber é que a rapidez de comunicação proporcionada pelo correio eletrónico não corresponde a uma maior confiança entre interlocutores. Ou seja, não se deve abusar de uma confiança, por vezes inexistente, porque afinal a comunicação é institucional. Por isso, não há que escrever expressões como beijinhos e outras.

Em caso de dúvida, a simplicidade é o melhor remédio. Devemos escrever expressões simples, com as quais nos sentimos à vontade e que não ponham em causa o factor institucional da comunicação. Também não nos devemos sentir “obrigados” ao tal lambebotismo e/ou lirismo exacerbado, pois para quem recebe, a mensagem transparece como falsa e a falsidade não é um bom fundamento comunicacional.

2 comentários:

  1. Exma Sra

    Venho por este meio informar que me dá muito gosto ler o que vossa excelência escreve.

    Sem outro assunto de momento subscrevo com estima e consideração;

    WaterMeloncolya

    ResponderEliminar
  2. Caro WaterMeloncolya,
    é com apreço que recebo a sua opinião e desde já agradeço a visita regular ao nosso espaço. Espero poder continuar a ser merecedora quer das visitas, quer das opiniões.

    Atentamente,
    Adelaide

    ResponderEliminar