Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

27.6.11

Sobre a revisão de textos*



Uma das actividades profissionais que mais gostei de fazer e a que, apesar de ter perdido o apuramento, gostaria de voltar, foi a revisão de textos. É verdade que o faço informalmente sempre que solicitam a minha ajuda para rever projectos e outros documentos de trabalho, mas não é o cerne das minhas funções.
Há vários tipos de revisão:
• Normativa, efectuada, regra geral, em ficheiro digital;
• Linguística. Realizada já em provas, procura verificar situações estruturais, como notas de rodapé, referências, translineação, etc., bem como proceder a algumas adaptações de linguagem;
• E literária, em que se procura aferir o rigor dos conteúdos. É neste tipo de revisão que decorre o verdadeiro processo de edição de texto e eventual reescrita do mesmo.
Um texto – literário ou não – pode incorrer em qualquer uma destas tipologias de revisão. Dai que seja válido falar em duas abordagens:
• Restritiva, que implica apenas correcções de ordem linguísticas e/ou tipográfica;
• E extensiva, que engloba o melhoramento linguístico e a correcção de conteúdos.
Ao rever textos e trabalhos, procuro não me restringir apenas aos aspectos formais e linguísticos. Se o objectivo é sempre melhorar o trabalho, e embora nem sempre domine as áreas técnicas dos mesmos, procuro sempre sinalizar incoerências e sugerir alterações que considero serem mais objectivas, mais explicitas, menos repetitivas. Se depois estas alterações são efectuadas ou não, acho que é um critério do autor, afinal ele, melhor do que ninguém, sabe o que procura dizer.

* síntese de Sérgio Coelho disponível na B:MAG#03. http://www.booktailors.com/files/bmag_03.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário