Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

19.4.11

Museus à borla?

Uma das práticas dos museus nacionais é a sua gratuidade aos domingos de manhã. Mas agora essa possibilidade será bastante reduzida. Pelos vistos, o número de visitantes abrangidos por essa estratégia é demasiado superior ao previsto e desejável. Ou seja, os visitantes nacionais, como bons tugas, abusam das borlas.

Como forma de transformar essas gratuidades em fonte de rendimento (sempre necessária) para os equipamentos museológicos, essa possibilidade será reduzida para um domingo por mês. Ainda não se sabe a partir de quando a medida entrará em vigor e se dia será o mesmo para todos os museus. Consequências?

A possibilidade de acesso à cultura a famílias e indivíduos mais carenciados continuará. Várias das visitas passarão a ser pagas, pois para alguns agregados e visitantes não significará uma despesa incomportável. Numa primeira fase, o número dos visitantes diminuirá.

Será uma atitude correcta? É uma atitude aceitável, pois não acaba com as gratuidades, apenas as limita. E quem necessita poderá continuar a usufruir. Para os equipamentos, significará exponencialmente o aumento do rendimento de bilheteira, uma imperiosidade em tempos de contenções orçamentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário