Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

22.3.11

O Rapaz do Pijama às Riscas

O Rapaz do Pijama às Riscas relata a improvável amizade entre Shmuel, uma criança judia presa num campo de concentração, e Bruno, filho do oficial nazi que dirige esse mesmo campo. Claro que esta amizade não é promovida, mas a curiosidade infantil tudo permite.
Toda a história nos é dada pela perspectiva de Bruno, para quem o pai – como para todas as crianças – é um deus, modelo de força e carácter. Quando este é promovido, a família muda-se para a periferia de um campo de concentração, situação sempre camuflada a Bruno. Mas a sua curiosidade e capacidade de observação infantis não podem ser menosprezadas e levam-no a gradualmente desvendar os segredos que lhe são escondidos. Drasticamente, Bruno constata que o pai não é pai-herói e, num desfecho trágico, compreende quase todos os horrores do regime nazi.
Baseado no livro de John Boyne, que desconheço, esta história parece-me cruzar o relato infantil de Harper Lee em Não Matem a Cotovia e a capacidade de uma perspectiva diferente sobre o genocídio nazi de A Vida é Bela de Roberto Benigni. É uma história sensível sobre relações familiares, valores, aceitação, consciência. O facto de a história ser vivida por uma criança, recorda-nos que as construções sociais de valores são fúteis e muitos deles enviesados, esquecendo o nosso próprio carácter humano.
Uma história a ver ou a ler.

2 comentários:

  1. Eu vi o filme e confesso que ainda acho que o fim é chocante, pelas mil e uma ideias que nos passam pela cabeça quando vemos as imagens finais. Vi o livro umas quantas vezes depois do filme ter saído, mas não me interessou particularmente, não sei bem porquê, talvez o filme neste caso me tivesse mostrado o suficiente para perceber de que se trata, talvez ache que não vou retirar grande coisa para além do que já foi mostrado, posso estar errada.

    Já ouvi falar muito de "Não matem a cotovia" de Harper Lee, esse sim gostava de ler.

    ResponderEliminar