Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

5.1.11

Mar Adentro

Mar Adentro reconstitui a luta do espanhol Ramon Sampedro (tetreplégico há 28 anos) pelo direito ao seu suicídio assistido, sem implicações penais para ninguém. Ramon Sampedro haveria de morrer em 1998 sem que qualquer dos seus coadjuvantes fosse judicialmente penalizado.
O triunfo indiscutível do argumento e realização de Alejandro Amenábar é a sensibilidade, sem juízos de valor, com que aborda a pessoa de Ramón Sampedro e de todos os que o rodeiam, família e amigos, fazendo jus de uma fala da sua advogada: é preciso que te conheçam para que compreendam a tua escolha. É precisamente essa a linha condutora da narrativa: dar a conhecer Ramón Sampedro é justificar a sua escolha. A sua e a de mais ninguém, como o próprio afirma.
É um filme tocante que nos coloca perante várias questões pertinentes: o que é para nós a vida e até que ponto é válido e vivê-la. Cada um de nós tem uma crença e valores diferentes, nenhum errado, e nesse sentido o filme apenas advoga uma posição: a liberdade de escolha quanto ao que deve ser a nossa vida, mesmo que essa decisão implique pôr-lhe um fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário