Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

23.7.10

O contacto físico com o livro

O meu processo de leitura implica um contato muito próximo com o próprio livro. Ele é simultaneamente veículo da mensagem que me é transmitida, mas também receptor das minhas reações a essa mensagem. Os livros que leio são frequentemente sublinhados e anotados (com lembranças, pretensos devaneios poéticas), testemunhos da minha apropriação do livro, do meu sentir, da minha manipulação da informação.
Há livros que nos induzem reações físicas específicas. As obras de Vergilio Ferreira pela Bertrand primam pelo cheiro a vómito. As letras e o espacejamento demasiado pequeno da Europa-América impediram muitas leituras de empréstimo. As capas duras que não acomodam um lápis como marcador não são as leituras mais adequadas fora de casa. Os clips, os meus marcadores favoritos – pequenos e que não caem, deixam as suas marcas nas páginas ou até pedaços de ferrugem

1 comentário:

  1. Cara Adelaide,
    encontrei muito familiares algumas de suas notas sobre a relação física que estabelecemos com o livro no ato da leitura. Apreciei o destaque aos registros das reações que temos,em especial, ao hábito de marcar, sublinhar o qual também compartilho.
    É bom nos vermos nos gestos dos outros.
    Parabéns.

    ResponderEliminar