Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

31.7.10

inception – A Origem


is this real life,
or is this just fantasy?
Caught in a land slide,
No escape from reality

Os complexos meandros da mente são a pedra de toque do cinema de Chris Nolan, seja através do impacto da memória e da sua construção, como em Memento, e agora dos sonhos.
O grande trunfo deste filme é a capacidade de se identificar com todos nós. Todos nós sonhamos, todos recordamos parcelas de sonhos, todos sentimos os sonhos. Poucos conseguem controlar os acontecimentos oníricos, mas gostaríamos. Mas todos, em algum momento, tivemos a sensação de queda que nos faz acordar abruptamente, fomos perseguidos por ondas gigantes, vimo-nos perdidos em escadas e corredores labirínticos, apanhamos comboios que nos levaram a lado nenhum, acordamos dentro do sonho.
Assim, Nolan transporta-nos para um mundo que reconhecemos, explicando-nos simultaneamente alguns dos mecanismos mentais oníricos que desconhecemos, tudo isto numa história plausível, devidamente estruturada, complexa mas explicita. A isto juntam-se os efeitos especiais que servem a história e que apetece mesmo ver em 3d. A cinematografia remete-nos também para outros cenários à la james bond, hitchcock e matrix, que contribuem para a sensação de familiaridade numa história aparentemente estranha.

Outros devaneios oníricos:
Palácios dos Sonhos
O Poder dos Sonhos

Sem comentários:

Enviar um comentário