Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

18.2.10

As redes sociais

Ainda antes das redes sociais internaúticas, já todos nós pertencíamos a diferentes redes sociais: família, amigos, emprego, hobbies, interesses, etc. Hoje, na Internet, há muitas redes, para todos os gostos e com diferentes visibilidades. Mas se nos inscrevêssemos em todas, o efeito seria perverso: deixaríamos de ter relações pessoais e teríamos somente relações virtuais.
O tempo que consome consultar, actualizar, pesquisar apenas as mais comuns é já tão exigente, que um dia nos consumirá o tempo para as relações cara a cara. É verdade que as redes estão também cada vez mais interligadas, possibilitando a migração de informação. Mas valerá realmente a pena aderir a todas? Quando são ferramentas profissionais, é claro que não se podem descurar. Mas como ferramentas sociais, considero que não. Aliás, nem toda a informação lá veiculada é do meu interesse. Há demasiadas informações pessoais, inclusive dos meus amigos, que me são indiferentes e que funcionam como ruído. Mas cada um publica o que bem entender, está no seu direito.
A minha opção tem sido participar nas que considero mais relevantes, tudo o resto, como na vida, não temos tempo para tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário