Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

18.12.09

Auto-mutilação

Lembro-me de roer as unhas (onicofagia) desde sempre. É um vício que já tentei deixar, mas descobri que sou muito fraquinha de espírito para tal. Durante a adolescência, juntou-se a este o hábito, hoje também vício, de rebentar borbulhar (dermatotilexomania), tirar crostas, etc, o que além de pouco higiénico, é muito pouco estético. Com fases mais ou menos intensas, sempre que passo por uma época de maior stress, o problema é pior.
Estando numa dessas fases, e sabendo que conhecer a raiz de um problema é a melhor forma de combate-lo, resolvi investigar e perceber melhor o que em mim o origina. Entre algumas suspeitas, vieram sobretudo as confirmações.
Estes dois vícios são formas de auto-mutilação, um meio de obter alívio de emoções insuportáveis, relacionado com baixa auto-estima e perfeccionismo exacerbado. Usualmente, os seus perpetradores são conscientes das feridas e cicatrizes – na sua maioria situadas em áreas do corpo escondidas por roupa ou acessórios. A onicofagiarelaciona-se sobretudo com o nervosismo, o stress, a fome e o tédio. A dermatotilexomania é considerada um transtorno obsessivo-compulsivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário