Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

16.10.09

A outra senhora

O humor é uma característica humana bastante complexa. A sua compreensão implica tantos factos comunicativos, emocionais e culturais, que torna complicada a análise objectiva de um discurso. Dai que seja usual que uma intenção não ofensiva se torne numa compreensão ofendida. Foi o caso nos últimos dias do “escândalo” Maitê Proença.
Como a maioria dos portugueses, não gostei do vídeo, porque é redutor da nossa cultura. Mas tenho o direito de atirar pedras? Nem por isso, afinal também a blogoesfera tem mostrado exemplos humorísticos que revelem o quão redutora é a nossa imagem do povo brasileiro.
De todo este episódio, retenho uma única certeza: quando somos o objecto de humor, é sinónimo de ofensa; quando somos o produtor/emissor, é apenas uma brincadeira. Daí o poder desta que considero uma arma comunicativa: a sua ambiguidade pode até camuflar intenções, mas nunca o seu potencial ofensivo.

Nota: como em tudo na vida, há sempre um lado positivo. Graças a este episódio, este humilde estaminé recebeu mais de duzentos visitante em apenas dois dias. Isto porque há poucos meses, escrevi aqui um post intitulado O site de Maitê Proença, em que louvo bom gosto do site, opinião que mantenho.

3 comentários: