Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

29.8.09

PAG

Fazer parte de um grupo escotista, enquanto elemento da divisão de chefia, implica várias horas de dedicação e empenho de bastidores. O escotismo tem a sua parte visível: os uniformes, os acampamentos, as acções de voluntariado. Mas na retaguarda, há muitas horas de trabalho : planificação, pesquisa, burocracias, agendamento, etc. enfim, a denominada produção da área artística.

Não se decide simplesmente pegar num grupo de jovens e leva-lo seja para onde for. Há que: definir locais, conhecer as suas características (de segurança e pertinência para os objectivos lúdico-didácticos), fazer levantamento de necessidades (alimentares e materiais)), definir ementas e planos de actividades, fazer marcações, observar horários de transporte, prevenir autoridades locais.

Este é o aspecto menos apelativo do escotismo, bem como do movimento associativo em geral: os bastidores. É o que afasta muita gente. É pena. Se mais se aplicassem, todos ganhávamos.

No entanto, mais vale uma pessoa empenhada, do que três ou quatro a contra gosto. E qualquer contribuição dada de bom gosto, ainda que em menor frequência ou quantidade, é sempre bem vinda.

Sem comentários:

Enviar um comentário