Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

26.7.09

Uma Experiência Pessoal de Leitura II


-->
Na licenciatura – em Línguas e Literaturas Modernas, Variante Português/Inglês, procurei realizar todas as leituras obrigatórias, o que nas aulas se revelava uma mais valia, pois estava familiarizada com as problemáticas das obras e permitia várias intervenções. Contribuiu para a minha auto-confiança, pois contactava que as minhas inferições estavam em grande parte correctas e que fazia uma avaliação correcta de situações. Ajudou-me também socialmente, pois ao fazer análise de personagens aprendi também a “ler” as pessoas nas entrelinhas, ou seja, a conhece-las não só pelo seu discurso, mas, e sobretudo, pelas suas acções. Talvez por isso, ainda hoje, quando conheço alguém, gosto de escutar primeiro e falar depois.
Mas foi depois de concluir a licenciatura que encontrei vários universos que me cativaram. O primeiro foi sem dúvida a prosa poética de Sam Shepard, que conhecia da sua carreira cinematográfica. Depois descobri, entre outros, o realismo fantástico latino-americano, a literatura de expressão lusófona, e autores como Luís Fernando Veríssimo e Ismaël Kadaré.
Dez anos após concluir a licenciatura, retomei os estudos ao ingressar no Mestrado em Práticas Culturais para Municípios. Foi uma experiência simultaneamente aliciante e com a qual estava apreensiva. Significava quebrar um hábito de uma década de leitura ficcional e enveredar por leituras mais técnicas e ensaísticas. Foi uma experiência compensadora, não tanto que me alargasse novos horizontes, mas algumas leituras permitiram a constatação de posturas/opiniões pessoais1 e a sistematização de conhecimentos obtidos de forma mais empírica/por observação. Se Bourdieu não se revelou uma novidade em termos teóricos, foi importante pela obtenção de terminologia sociológica. Já António José Saraiva foi ao encontro da opinião pessoal de que a arte deve ser sempre considerada um ponto de partida e que considera-la um ponto de chegada é castra-la das suas possibilidades de desenvolvimento e criação.
1 Teoria da Relevância, Sperber & Wilson.

Sem comentários:

Enviar um comentário