Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

8.7.09

Como Ler e Porquê, H. Bloom


Nesta obra, o autor reúne vários ensaios nos quais oferece pistas de leitura e compressão de obras e autores que cosidera relevantes géneros literários (conto, poesia, romance e teatro), além de tecer considerações sobre o acto de leitura. Como o próprio autor afirma, “Não há uma forma única de ler bem”, pois cada leitor tem o seu percurso e a sua forma de ler. Daí que a tónica seja dada ao(s) porquê(s) da leitura. Esta é apresentada como meio de chegar à sabedoria através da ponderação e reflexão sobre a informação captada, num percurso que nos suscitará o prazer da solidão e da transformação pelo contacto com a alteridade.

Bloom salienta que não existe uma ética da leitura, ou seja, não se pode “melhorar o teu vizinho ou o teu bairro através do que lês ou do modo como lês”. E relembra que a ironia é inerente à leitura e que sua eventual dissociação levará a que “esta perderá de uma só vez toda a disciplina e toda a surpresa”.

A leitura é trabalho continuo, sem final, que não seja o da própria vida. Mas esta demanda continua a “ser a única forma de transcendência terrena que podemos alguma vez alcançar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário