Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

9.6.09

O casamento - Parte II

Como dita a tradição e o bom senso organizativos deste tipo de eventos, fiquei sentada na mesa dos amigos da noiva. Eram quase todos casais, à excepção de mim e da Teresa, mas essa por razões diferentes da minha. Recém separada não está ainda pronta para navegar nas águas ora turvas ora turbulentas de uma nova relação. Foi uma separação sofrida, como na sua maioria, com traições, insultos e muitas mágoas. Éramos assim as solteiras solteiríssimas da mesa.

Havia também a mesa dos amigos do noivo, que ficava contigua à nossa. A composição não era muito diferente, quase tudo casais à excepção de um corajoso solteiro. No fundo, comparecer a este tipo de evento sozinho requer uma certa dose de coragem. Há quem se recuse sequer a comparecer por não ter companhia no momento. Mas há uns quantos de nós que se estão borrifando para as expectativas sociais dos outros, e até próprias, e avançam, mesmo sem alguém pelo braço.

O corajoso solteiro ficou sentado quase na minha direcção. Não estávamos frente a frente, mas sempre que um de nós se inclinava para falar com um colega de mesa os nossos olhos cruzavam-se. Daí que partilhámos vários dos sorrisos da praxe nestas situações. Afinal, entre o início do copo de água e a saída gradual dos convidados, ainda decorrem algumas horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário