Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

10.6.09

e muitos feriados para festejar…

para a maioria de nós, um feriado é um dia de descanso suplementar. Por vezes, significa um fim-de-semana alargado, gasto parcialmente em viagens para o Algarve, onde se encontra todos aqueles que tentamos evitar cá pelo burgo. Confesso que não percebo a sedução de conduzir uma série de horas para me estender como lagarto ao sol em sítios onde não há nada mais do que fazer do que isso.

Esta semana é pródiga e invulgar em feriados: dois para a maioria, tripla para os lisboetas. Mais do que fim-de-semana grande, é uma semana de férias, o que significa manada por essa A2 a baixo e que se lixe a participação cívica no domingo passado. Afinal, valores mais altos se levantam.

Será que esta situação alguma vez se inverterá? Como afirma António Barreto no seu discurso nas comemorações de hoje, Portugal mudou muito nas últimas décadas, mas estas mudanças ainda não atingiram o nível necessário e desejado: o progresso. Ainda mantemos uma série de pecadilhos identitários e falhamos a desejada “instrução” que nos permitiria, por exemplo, interiorizar a noção de cidadania europeia e o seu impacto no nosso quotidiano.

A sociedade modernizou-se, mas sem mudanças de mentalidades nunca será possível fugir à mediocridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário