Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

14.3.09

Dejá vú

Dos vários temas explorados pela ficção cientifica, talvez o que mais me fascina seja o das viagens no tempo, porque talvez seja o que mais embate com as nossa percepção diária de que o tempo discorre inexoravelmente num sentido único, sem retorno.

São várias as teorias associadas a este tema: wormholes, universos pararelos, máquinas de viagem, portais, etc. E tanto a literatura como o cinema estão cheios de possibilidades. Uma dessas possibilidades tem a ver com a sensação de dejá vu, que segundo alguns especialistas se deve a um delay na transmissão de informação no cérebro a nível dos seus vários neurotransmissores.

Explicações à parte, todos nós já vivenciamos este fenómeno e o quão intrigante e estranho pode ser. É a partir da estranheza da visualização repetida de uma determinada situação que os autores deste Dejá Vú criaram um thriller protagonizado por Denzel Washington. Este interpreta um detective que ao seguir as pistas de um crime se vê envolvido com a tecnologia e a possibilidade de viajar no tempo, mediante algumas condicionantes. A teoria apresentada é interessante, o que falha mesmo é o final demasiado delico-doce, que parece incoerente com a teoria explorada.

Sem comentários:

Enviar um comentário