Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

3.11.08

A Última Memória / The Final Cut


A memória e a sua construção são temas que me atraem, talvez porque desde cedo percebi que a memória não corresponde à realidade e intrigam-me os processos pelos quais se gera essa disparidade. Isto baseado na crença de que o interior da nossa mente seja à partida um dos poucos territórios da nossa vida sob o qual temos mais controlo. No entanto, a nossa mente é de uma fragilidade tal que facilmente se manipula a sua informação, seja pela mão de outros, seja pela nossa. Qualquer incursão neste meandro é capaz de revelar várias surpresas. O que nos coloca numa delicada posição, pois a nossa identidade é fortemente condicionada pela nossa memória.

Esta temática tem sido abordada em vários filmes como: Memento, Pago para Esquecer, Minority Report, entre outros. Estes abordam sobretudo o modo como a memória pessoal, ao ser manipulada, afecta a nossa personalidade e identidade. Neste The Final Cut, a perspectiva é diferente, pois as memórias individuais são manipuladas após a morte, com o intuito de que perdure nos outros uma memória do indivíduo à medida das expectativas que os outros têm dele.

Situado num futuro relativamente próximo, seguimos um Editor de Memórias (captadas graças a um implante cerebral que regista toda a vida do individuo), que no decorrer do seu trabalho se depara com alguém do seu passado e simultaneamente se vê envolvido numa luta pela liberdade de expressão individual por parte de activistas, o que o obriga a um confronto com o seu passado e a uma reavaliação das sua crenças.

1 comentário:

  1. Parece ser interessante, também é uma temática que me interessa.
    Beijo

    ResponderEliminar