Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

9.8.08

À procura de Sana, Richard Zimler

Como o título sugere, este livro relata a tentativa de compreensão de Sana, uma mulher enigmática que o narrador conhece momentos antes da sua morte. Acontecimento que o instiga a encetar um percurso de descobertas, muitas delas tão inquietantes, quanto inesperadas.
Sendo este o segundo livro que leio do autor, constato que continua a explorar a temática da religião, como um elemento de identificação do indivíduo e não como sua definição. E nesta característica de identificação, mas não definição, faz-me tecer ligações com outros autores que aprecio, nomeadamente José Eduardo Agualusa e Ismael Kadaré.
A ligação com Agualusa vejo-as no modo como o narrador se apropria da figura do escritor para assim fazer o percurso de descoberta, num registo em que a ficção e a realidade se fundem a cada momento, sem se saber ao certo onde é que se separam, ou mesmo se há separação possível. Também como Agualusa, Zimler explora a temática da construção da memória – quer pessoal, quer social – de modo a oferecer um retrato mais fiel do individuo. Assim se explica que o individuo não se confine a rótulos de língua, pátria ou religião. O individuo engloba essas características, mas não as é somente, vai mais além. E é esse espaço e tempo pessoais que é necessário encontrar, sob prejuízo de se encetar guerras em nome desses elementos. Daí que as personagens destes autores sejam sobretudo apátridas, não por vontade própria, mas por uma situação imposta. Desse modo, procuram construir e redescobrir a sua memória de modo a legitimar-se perante os olhos dos outros que apenas sabem ver os rótulos da origem (geográfica).

6 comentários:

  1. já ouvi falar varias vezes de Zimler e já estive com livros dele na mão, mas nunca o li...
    Mas depois desta síntese tão boa, fiquei com vontade de o conhecer melhor, já subiu bastante na minha lista de futuras leituras
    Beijo grande
    Pipas

    ResponderEliminar
  2. Em meu blog tenho um link directo para o seu, sobre o comentário do livro "À procura de Sana". Espero que não se importe.
    http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com
    Boas leituras
    Cris

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. Eu li o livro mas nao percebi no fim a relaçao que a sana tinha com a Mossad e o porque de a mossad ter possivelmente morto a sana.
    Precisava da sua ajuda pq amanha tenho de apresentar este livro e nao sei como explicar o final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, a minha eventual resposta já vai tarde. Se a memória não me atraiçoa, Sana foi morta por saber demais. A sua ligação com a Mossad, como a de qualquer agente secreto com uma filiação ideológica, nem sempre é compreensivel para os demais.

      Eliminar