Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

10.5.08

Eu tenho um sonho…

Pensar a minha cidade nas usas possibilidades e não nas suas lacunas e saldos negativos.

A minha cidade é-o de nome, mas não de valências. Tem o tamanho e as pessoas, mas falta-lhe quase tudo o que a poderia tornar uma cidade. Falta-lhe infraestruturas, falta-lhe a atractividade para os seus moradores, falta a sensação de segurança, falta o envolvimento das suas pessoas. Na minha cidade não se vive, vai-se vivendo uns dias, uns atrás dos outros.

Eu tenho um sonho, fazer da minha cidade um lugar aprazível, onde se viva com qualidade e com gosto. É algo em que gostaria de me empenhar, embora não saiba como. Poderia fazê-lo através da política, mas será que tenho capacidade e personalidade para tal? É óbvio que as dúvidas são muitas e as certezas poucas. Aliás, a única certeza é que gostaria que a minha cidade fosse um sítio melhor, onde pudesse usufruir de uma série de possibilidades. Há que criá-las é certo, mas se o soubesse fazer não estaria aqui neste momento. É verdade que não há fórmulas, penas exemplos que se podem seguir, adaptações, aproximações. Serão utópicas? Não, mas idealistas, com certeza.

Como poderei então contribuir para a dinamização da minha cidade? Percebendo o que existe e envolvendo-me, porque sozinha não se vai a lado nenhum. É esse o primeiro passo, o envolvimento, a criação de laços e parcerias que poderão levar a projectos vários, sejam simples ou mais complexos. Podermos todos fazer o esforço da envolvência? Está única e exclusivamente nas nossas mãos. Mesmo que não saibamos por onde começar, há que primeiro sair à rua e auscultar o seu ritmo e as suas vivências. Por vezes não é tão sombria como poderíamos à primeira vista pensar. Depois há o primeiro fazer, ao qual se seguirão outros. É um processo complexo e lento, mas acredito em mudar a minha cidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário