Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

28.3.08

Oliva Guerra, quem é?

A Câmara Municipal de Sintra instituiu em 1992 o Prémio Literário Oliva Guerra que permeia trabalhos de poesia inéditos de autores nacionais. Este prémio homenageia Oliva Correia de Almada Meneses Guerra, nascida no Concelho, e em cuja obra como poetisa, musicóloga e cronista procurou não só contribuir para a vida cultural do concelho, mas também promovê-lo além fronteiras.
Das suas várias actividades destaca-se o seu trabalho como presidente do conselho director do Instituto de Sintra, que em conjunto com a Câmara Municipal de Sintra era responsável pela dinamização cultural do concelho, e a edição, de autor, dos livros Passos ao Longe e Roteiro Lírico de Sintra, bem como a sua actividade de cronista em jornais como o Diário de Lisboa. No âmbito das suas várias actividades, conviveu com outras personalidades locais como a Condessa do Cadaval, mais conhecida como Olga Cadaval, o compositor Viana da Mota e o poeta Nunes Claro.

2 comentários:

  1. Olá Adelaide
    Sou prima da Oliva Guerra, ou melhor dizendo a minha avó paterna, nascida em Vila Flor, e a Oliva eram primas direitas. Convivi muito com a Oliva, uma personalidade inesquecível! A minha mãe - já falecida - ajudou muito a nossa prima, especialmente no final de vida desta, na altura em que a Oliva fora abandonada por muitos daqueles que ela tinha maravilhosamente recebido em sua casa nos seus tempos áureos. Hoje procurava no Google informação sobre a Oliva e obtive informação no seu blog.Gostei!
    Um abraço amigo para si, da idade da minha filha e, em quem descubro, interesses comuns, como o teatro, o cinema e a literatura!
    Bj
    Antonieta

    ResponderEliminar
  2. Cara Antonieta, somente hoje vi o seu comentário.
    Obrigada!

    ResponderEliminar