Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

15.1.08

A Decifração – Parte III

A Data Stone, como o nome indica, é uma base de dados que contem o arquivo de escritas antigas, sobretudo em pedra, ainda hoje, considerado um dos suportes mais perpétuos.

Foi concebida pelo egiptólogo Jean Paul Cogneau, coordenador de projectos especiais do Museu do Cairo, com o objectivo de consolidar o museu como o maior e mais especializado na área das escritas antigas. Foi talvez um dos projectos de maior envergadura nesta área tão profícua, pois permitiu concentrar várias informações e fontes dispersas, bem como torna-las acessíveis a vários profissionais. o seu desenvolvimento foi feito em colaboração com o Museu Britânico, o governo francês e a Biblioteca de Alexandria.

A sua construção e desenvolvimento inicial demorou mais de três anos, com a definição de um registo pormenorizado de várias características dos caracteres e símbolos identificados até ao momento. A posteriori foi possível analisar semelhanças com vários documentos e estabelecer autorias até então não atribuídas, bem como até perceber características de várias escolas de artífices e, inclusive mapear trajectos de alguns escribas. Veio facilitar o trabalho dos especialistas e avançar alguns dos estudos existentes, bem como corroborar ou invalidar certas teses. Tem sido até possível detectar algumas falsificações.

Sem comentários:

Enviar um comentário