Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

4.1.08

A Decifração – Parte II

Uma boa chávena de café é essencial para começar o dia. Acordar todas as células do cérebro para que nenhum pormenor do trabalho se escape. Os próximos dias são exigentes e requerem toda a atenção possível. Comer, vai-se comendo ao longo do dia, nas breves pausas ditadas pelo próprio decorrer do trabalho, nas quais se aproveita também para descansar os olhos, mas que não fazem dispersar a mente.

Primeiro, há que dispor uma folha de papel vegetal sobre a pedra. Depois, com um carvão suave, decalca-se todos os símbolos nela contidos. É uma fase que deve ser feita com calma, mas, dependendo do grau de dureza da pedra, não requer nenhuma especificidade mais complexa. É claro que não pode existir nenhuma deslocação do papel, para que os decalques não se sobreponham.

A fase seguinte é mais simples com a ajuda das novas tecnologias. Procede-se à digitalização da dita folha. O tempo de espera serve para descontrair os músculos, mas enquanto isso, o nosso cérebro vai já reconhecendo alguns traços e fazendo algumas ligações.

Acabada a digitalização, procede-se ao isolamento dos caracteres, que posteriormente serão introduzidos na base de dados e comparados com os já existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário