Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

1.11.07

The Deep End of the Ocean


Este filme retrata o desespero de uma família a quem desaparece um filho de três anos e posteriormente o … quando este é reencontrado. À luz de alguns últimos casos bastante mediáticos – Maddie e Esmeralda – é interessante observar o desenrolar do enredo e o desenvolvimento dos personagens dos pais, pois parece ser uma conjunção das duas situações, em períodos diferentes.

Primeiro, há a situação do desaparecimento. Numa reunião de antigos colegas de escola num hotel, uma mãe perde os filhos de 3 e 4 anos de vista por momentos. É o suficiente para que o mais novo desapareça. Começam-se a tomar as primeiras medidas: alerta-se toda a gente presente, que se empenha em encontrar uma criança que primeiro se julga apenas escondida. O tempo passa e surge a polícia que assume as buscas. Há o fantasma das 5 horas pós desaparecimento, o tempo que os especialistas determinam como crucial, pois é nesse espaço de tempo que usualmente ocorrem abusos sexuais ou homicídios. Há o arrastar das horas, as dúvidas, as culpas, as reacções, as desconfianças dos pais, da família, da polícia. Há o lidar com a perda, o questionar até quando se justifica continuar a busca, se há mesmo um período para se terminar, como se refaz uma vida quotidiana depois de uma perda deste género. São tudo aspectos que, embora merecessem uma análise mais profunda, são tratados com dignidade e sem uma resposta cabal do que seria o mais correcto.

Depois há o segundo desafio, quando nove anos depois a família, por mero acaso, reencontra o filho e o tenta recuperar. Para a policia é o perceber o que correu mal na investigação, para a família é a integração daquele membro tão ansiado mas que é simultaneamente um estranho, é o restabelecer laços que se reconhecem racional mas não emocionalmente, é o lidar com a família de criação e também com a dor da sua perda actual, é a emersão de vários sentimentos como a culpa, a redefinição de expectativas e a aceitação da nova situação.

É um filme bastante interessante e infelizmente bastante actual. E um ponto de partida de reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário