Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

2.8.07

O Canto da Sereia - Um Noir Baiano, Nelson Motta

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A editora Asa, através da chancela Palavra, que agora é uma editora autónoma, apostou há tempos na divulgação de autores brasileiros contemporâneos na sua colecção Letras Tropicais. Desta colecção faz parte este O Canto da Sereia e outros títulos que certamente lerei mais tarde. Em lista de espera está já Inveja de Zuenir Ventura, mas deixemos este para outras núpcias.

O que me levou a este Canto foi a curiosidade de saber como seria a escrita de Nelson Motta, cujo trabalho em outras lides já conhecia. Nomeadamente, como autor de algumas letras de músicas de Marisa Monte, em especial o meu muito dilecto Bem que se Quis.

E como os livros são como as cerejas, cheguei a este noir baiano, subtítulo mais do que adequado, bem como o título. O enredo inicia-se com um crime que o detective Augustão é incumbido de desvendar. Pelo meio, mais do que o crime, vão-se desvendando também intrigas políticas, amorosas e. principalmente, uma baianidade. E é esse modo de ser baiano que emerge do livro que o torna tão interessante. O crime e a sua investigação são apenas a espinha dorsal, mas o interessante é observar como cada escama, cada fio de cabelo compõem esta sereia e esta baianidade, com o ponto certo de leveza, ginga e humor. Recomendo.

Sem comentários:

Enviar um comentário